fbpx

Porteiro e Vigia – Curso Livre Senac

Você já conhece o Senac? Se sim, aposto que já ouviu falar muito bem da Instituição. Se não, você precisa saber um pouco mais sobre essa instituição que visa o desenvolvimento social e as mais diversas maneiras de ingressar os cidadãos no mercado de trabalho, oferecendo desde cursos livres e profissionalizantes até cursos de pós-graduação.

Independentemente de qual seja a sua escolaridade, estar sempre se atualizando através de cursos é sempre bom. Quanto mais você estuda, mais absorve conhecimentos, o que é excelente tanto para o seu currículo, quanto para a sua autoestima. Um dos cursos livres que mais se destaca no Senac é o curso de Porteiro e Vigia.

Se você tem interesse em atuar nessa área, está lendo o texto certo! Aqui, iremos fornecer todas as informações necessárias sobre o mercado de trabalho, a profissão e o curso de Porteiro e Vigia.

Tenho certeza de que começar os estudos nessa carreira irá abrir muitas portas para você no mercado de trabalho, esteja você querendo conseguir o primeiro emprego, mudar de área ou buscando uma fonte de renda extra. Vem conferir!

Para quem o curso pode ser interessante

Como já dissemos anteriormente, o curso livre de porteiro e vigia se destina a todas as pessoas que tenham interesse em ingressar no mercado de trabalho, mudar de área profissional ou de buscar fontes de renda extra. Por ser um curso livre, a exigência de escolaridade é o Ensino Fundamental II incompleto.

Além disso, outro pré-requisito para o ingresso no curso é que a pessoa tenha 16 anos completos na data da matrícula. Afinal, a partir dessa idade é ideal que a pessoa ingresse no mercado de trabalho (mas, obviamente, existem pessoas que ingressam no mercado de trabalho antes ou depois disso e não há problema algum).

A carreira de porteiro e vigia é bem ampla, trazendo um grande leque de opções de locais e cargas horárias de trabalho. Uma vez habilitado (a) enquanto porteiro e vigia pelo Senac, é possível que você busque emprego em agências bancárias, instituições de ensino, grandes indústrias, confecções e lojas, casas de festas, condomínios, residências, estacionamentos, hotéis e demais prédios residenciais e comerciais.

Outra vantagem é que, após concluir o curso de porteiro e vigia, você poderá conciliar o trabalho em dois ou mais lugares se quiser. Afinal, você pode trabalhar em uma instituição de ensino durante a manhã e em uma agência bancária durante a tarde/ noite. Outra opção é ter um emprego fixo de segunda a sexta e trabalhar de freelancer em outros lugares (como casas de festa) aos fins de semana.

Aprendizados do Curso

O curso livre de Porteiro e Vigia irá te agregar muitos conhecimentos para que você possa exercer a sua profissão com louvor, se tornando um profissional reconhecido e muito buscado pelos empregadores. O curso te proporcionará todo o conhecimento necessário desde atendimento ao público até manutenção e segurança de ambientes.

Como já dissemos, o mercado de trabalho para quem realiza o curso livre de Porteiro e Vigia é bem amplo e a demanda por profissionais qualificados acontece a todo o momento. Com um grande leque de escolha de locais para trabalhar, as pessoas certificadas nesse curso serão capazes de trabalhar nos mais diversos tipos de lugares e com uma boa flexibilidade de horários.

Além disso, depois de formada enquanto Porteiro e Vigia, a pessoa tem as opções de trabalhar em uma só empresa ou de atuar como freelancer, trabalhando em vários locais. E esse curso também é uma boa oportunidade para quem deseja empreender e ter o próprio negócio. Já pensou em ter a sua própria empresa na área?

De uma maneira geral, ao fim do curso de Porteiro e Vigia, você terá adquirido conhecimentos para realizar funções de atendimento ao público, rondas, segurança patrimonial, controle de entrada e saída de pessoas e veículos, além de limpeza e conservação patrimonial.

Como realizar a matrícula no curso livre de Porteiro e Vigia?

Se você tem interesse de atuar nessa área e quer realizar a inscrição no curso livre de Porteiro e Vigia do Senac, nessa seção você encontrará todo o passo a passo necessário para tal. Em grande parte das unidades do Senac, esse curso é disponibilizado de maneira presencial.

Por isso, é necessário que você acesse o site do Senac referente ao seu estado de residência para informações mais específicas de acordo com a sua localidade. De uma maneira geral, as inscrições têm um passo a passo padrão a ser seguido, o qual iremos explicar detalhadamente a seguir.

  • Faça uma busca no seu site de pesquisas pelo site do Senac referente ao seu estado de residência. Se você mora no estado do Rio de Janeiro, por exemplo, digite: “Senac RJ”;
  • Seguindo ainda o exemplo do estado do Rio de Janeiro, você chegará a esse link: https://www.rj.senac.br/;
  • Aberto o site, clique em “Cursos”, na parte superior da página. E depois clique em “Cursos Livres”, à direita da página;
  • A lista estará em ordem alfabética, então busque pelo curso de “Porteiro e Vigia”. Clicando no curso, você será redirecionado (a) a esse link: https://www.rj.senac.br/cursos/seguranca-e-facilities/porteiro-e-vigia/;
  • Você poderá selecionar a unidade mais próxima de você e, assim, obter mais informações sobre a previsão de abertura de novas turmas e os pré-requisitos para a realização da inscrição, bem como os valores e formas de pagamento;
  • Se não existirem turmas abertas na unidade selecionada, você poderá preencher um quadro com os seus dados para ser avisado (a) quando houver previsão de novas turmas;
  • A inscrição deverá ser realizada de maneira presencial na unidade do Senac escolhida. Para tal, você deverá levar alguns documentos, como uma cópia simples do seu documento de identidade; uma cópia simples do seu CPF e uma cópia simples do seu Comprovante de Escolaridade ou uma declaração de próprio punho alegando que você sabe ler, escrever e realizar as quatro operações matemáticas básicas.

Quais são os conteúdos do curso livre de Porteiro e Vigia?

Ao longo do curso livre de Porteiro e Vigia, você poderá adquirir todo o conhecimento necessário para atuar na profissão. Aprenderá a atuar em atividades como controle de portaria de estabelecimentos residenciais e comerciais, atendimento pessoal, via interfone e telefônico ao público, limpeza e conservação dos ambientes, além das diferenças entre atuar nos turnos diurno e noturno.

porteiro e vigia

Com duração de 160h, o curso fornecerá conhecimentos teóricos e práticos, de maneira que o estudante já sairá preparado para o mercado de trabalho. O módulo está dividido entre as seguintes cargas horárias de disciplinas: Portaria (60h); Segurança Patrimonial (40h); Reparos e Manutenção (36h); Comportamento Profissional (24h); Estação de Vivência e Prática Profissional (optativa – 32h).

Quais são as vantagens que você terá ao concluir o curso livre de Porteiro e Vigia?

cursos 2020Você almeja ingressar no mercado de trabalho? Ou já trabalha e deseja mudar de área? Ou sente que o seu salário é pouco e busca maneiras de complementar a renda? Além disso, se interessa por trabalhar na portaria ou vigilância de estabelecimentos residenciais e comerciais?

Se respondeu “Sim” para pelo menos uma dessas perguntas, saiba que o curso livre de Porteiro e Vigia pode ser altamente indicado para você! Por isso, não deixe passar essa oportunidade de se especializar nessa área que oferece um leque tão amplo de possibilidades no mercado de trabalho.

E o melhor de tudo: é acessível para pessoas com os mais diversos níveis de escolaridade desde que tenham o Ensino Fundamental II incompleto. Ou seja, como pré-requisitos devem saber ler, escrever e realizar as quatro operações matemáticas básicas.cursos 2020 inscrição

Falando em escolaridade, outra vantagem de trabalhar como porteiro e vigia é a flexibilidade de horários, que te permitirá concluir a sua formação acadêmica mesmo trabalhando. Isso quer dizer que trabalhar e estudar não será mais um problema para você. Você poderá ganhar o seu dinheiro e ainda concluir o Ensino Médio (e o Superior e o que mais quiser) se quiser!

Cabe ainda destacar que, com um certificado de uma instituição de ensino renomada, como o Senac, será muito mais fácil para que você ingresse no mercado de trabalho. Afinal, a credibilidade da instituição garantirá que você terminará o curso com todo o preparo necessário para já começar a trabalhar.

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 62

Porteiro e Vigia – Curso Livre Senac

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *