Carregando...

Programa Senac de Gratuidade – Como fazer a Inscrição

links patrocinados

O acesso ao mercado de trabalho é o maior desejo de todos os trabalhadores brasileiros, embora saibamos que não é uma tarefa fácil, tendo em vista que estamos em uma sociedade altamente competitiva e com alto índice de desemprego.

Com isso, é preciso algum tipo de diferencial para conseguir uma rápida e bem remunerada colocação no mercado de trabalho. Esse diferencial é obtido, principalmente pelo currículo do trabalhador, que deve ter experiência e curso especializado para assumir determinada vaga de trabalho.

Na grande maioria das vezes, vemos pessoas competentes perdendo oportunidades por não possuírem as qualificações necessárias, e em algumas instâncias, essas mesmas pessoas não possuem condições financeiras para arcar com as despesas de cursos profissionalizantes. Pensando nessas demandas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), mesmo sendo uma instituição que possui cursos pagos, desenvolveu o Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Esse programa surge para garantir que as pessoas que sejam pertencentes a famílias de baixa renda, tenham acesso aos cursos de profissionalização de forma gratuita. Essa modalidade de bolsa de estudos está espalhada pela grande maioria dos polos SENAC do país.

Saiba mais lendo o nosso conteúdo de hoje até o final! Não perca essa oportunidade única!

Cursos Grátis SENAC PSG (Aulas EaD e Presencial)

Primeiramente, precisamos mencionar que, o Senac trabalha na formação de profissionais para o setor comercial do país há mais de 70 anos, e que desde 2009 atua também na promoção de inclusão social, oferecendo vagas 100% grátis para cursos, os quais podem ser:

  • Cursos de formação inicial;
  • Curso de Formação Tecnológica;
  • Curso de Aprendizagem;
  • Curso de Capacitação;
  • Curso de Aperfeiçoamento;
  • Curso de Qualificação;
  • Curso de Habilidades Técnicas.

Por ser uma instituição presente em boa parte dos municípios brasileiros, seria difícil precisar neste artigo, quais cursos você encontrará no SENAC da sua cidade, pois isso costuma variar conforme as demandas trabalhistas do local.

links patrocinados

Portanto, o mais adequado a se fazer é ficar sempre de olho nas páginas do SENAC da sua cidade, para que, ao abrir um edital de concessão de bolsa PSG, você possa conseguir uma vaga gratuita, em um bom curso de formação comercial.

No que diz respeito aos pré-requisitos necessários para poder inscrever-se neste programa de bolsas, o SENAC prioriza aquelas pessoas que sejam pertencentes a famílias de baixa renda, ou seja, que se encontrem (de modo comprovado), em situação de vulnerabilidade econômica.

links patrocinados

Regras do programa

Precisamente, as regras definidas pelo SENAC é que a renda familiar não exceda dois salários mínimos federais. Além da questão econômica, os candidatos às bolsas precisam estar regularmente matriculados na educação básica (Ensino Fundamental ou Ensino Médio), ou já ter concluído o ensino médio.

Se você já tiver concluído a escola há muito tempo e se encontre exercendo alguma função laboral, ainda assim poderá fazer a sua inscrição, desde que se enquadre nos pré-requisitos econômicos.

O acesso ao site oficial do Senac para obtenção de maiores informações poderá ser feito AQUI.

Com isso, se você possui o perfil exigido para ser um bolsista PSG SENAC, não deixe essa oportunidade escapar e adentre em um das instituições de ensino profissionais mais bem quistas do nosso país.

Os cursos que você poderá fazer (com bolsa de estudos integral) poderão ser feitos via educação à distância e estão distribuídos nas seguintes modalidades de ensino:

CURSOS
  • Curso de Almoxarife;
  • Curso de Gestão de Negócios;
  • Curso de Refrigeração;
  • Curso de Comunicação e Artes;
  • Curso de Design;
  • Curso de Desenvolvimento Social;
  • Curso de Confeitaria;
  • Curso de Gastronomia;
  • Curso de Enfermagem;
  • Curso de Edição de Vídeos;
  • Curso de Hotelaria e Turismo;
  • Curso de Logística;
  • Curso de Logística;
  • Curso de Operador de Caixa;
  • Curso de Conservação e zeladoria;
  • Curso de Tecnologia da informação;
  • Curso de Idiomas;
  • Curso de Garçom;
  • Curso de Manicure;
  • Curso de Radiologia;
  • Curso de Podologia;
  • Curso de Segurança e saúde no trabalho.
Mais uma vez destacamos que essa lista não é finita e, dependendo da sua região, pode ser que encontremos outros tipos de cursos sendo ofertados no polo do seu interesse. Isso ocorre, pois o SENAC leva cursos para as cidades, conforme demanda da região.

Também existem casos em que você pode se interessar por um curso específico, mas este não oferecer bolsa via PSG. Nesse sentido, o mais seguro a se fazer, sempre, é consultar diretamente o polo SENAC do seu interesse.

Exigências básicas para inscrições no Programa de Gratuidade do Senac

Mais uma vez mencionamos que, não é qualquer pessoa que pode conseguir uma bolsa de estudos gratuita no Senac, uma vez que é preciso enquadrar-se na renda familiar exigida e estar na situação de aluno regular de ensino Fundamental ou Médio, ou ser trabalhador.

Além disso, também será preciso fazer o preenchimento de um formulário de cadastro, o qual será disponibilizado em todas as unidades Senac espalhadas por nosso país.

Sem falar que podemos fazer o preenchimento desse formulário de modo eletrônico, via site oficial do Senac, e assim, fazer a nossa inscrição de qualquer lugar e a qualquer horário.

Com essa ficha completa, o candidato interessado em um dos cursos do Senac, e que quer bolsa gratuita, deverá levá-la preenchida até o polo Senac do seu interesse.

Lembrando que na ficha é muito importante que o candidato insira todas as informações pessoais que forem solicitadas, bem como as informações de cunho educacional e mais duas opções de curso que deseja fazer.

Por que é importante colocar duas opções? Pode ser que o curso que você mais deseja não tenha mais bolsa disponível. Nessas instâncias, você ainda terá chance de entrar, através da sua segunda opção.

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO

Caso esteja precisando de uma forcinha para entender como se dá o processo seletivo do PSG SENAC, confira o passo a passo que iremos lhe disponibilizar logo abaixo:

PASSO 1 Primeiramente, você deverá acessar o site oficial do Senac, através do seguinte endereço eletrônico: https://www.senac.br/

PASSO 2 Entrando na plataforma, confira maiores informações sobre o programa de gratuidade do Senac, focando especificamente nos pré-requisitos e período de abertura de inscrições, pois se você não se enquadrar nas exigências do Senac, não irá conseguir efetivar a sua inscrição.

PASSO 3 Feita essa conferência, você deverá clicar para inscrever-se nos cursos do Senac via Programa de Gratuidade.

PASSO 4 Um formulário será aberto para preenchimento, o qual você deverá inserir todas as informações que lhe forem solicitadas e fazendo a definição de dois cursos que são do seu interesse, e que saiba que estão sendo ofertados no polo SENAC que você almeja.

PASSO 5 Ao finalizar a sua ficha, você deverá imprimi-la e levar presencialmente até o polo Senac para registrar seu interesse em estudar de forma gratuita. Caso você seja selecionado, alguém do Senac entrará em contato com você. Aguarde e boa sorte!

Considerações Finais

Como você pode observar ao longo do nosso artigo de hoje, o SENAC se preocupa por dar acessibilidade a todas às pessoas que tenham interesse em estudar na instituição, independentemente da situação financeira.

Para isso, fornece o Programa de Gratuidade, como forma de permitir que qualquer pessoa possa se qualificar profissionalmente e adquirir um currículo profissional promissor que lhe destaque em meio à forte concorrência existente no mercado atual. Não perca essa oportunidade! Inscreva-se agora mesmo!

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.