Inscrição ITA 2021

links patrocinados

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica nada mais é do que uma uma instituição de nível universitário e que dispõe de cursos gratuitos com relação direta ao Comando da Aeronáutica brasileiro. A cidade que possui este instituto fica localizada no estado de São Paulo, especificamente em São José dos Campos, dentro do Departamento de Ciência  e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e está em funcionamento desde 1950.

Atualmente, o ITA é considerado como o maior centro de referência para formação de engenheiros dentro do território brasileiro. Sendo assim, podemos dizer que o ITA possui especialização voltada para a áreas que envolvem ciências e tecnologias, dentro do nicho aeroespacial, ofertando os seguintes cursos:

  • Cursos de graduação em Engenharia;
  • Pós-graduação stricto sensu de nível Mestrado;
  • Cursos de Mestrado Profissional;
  • Doutorado;
  • Pós-graduação lato sensu de nível especialização;
  • Cursos de Extensão.

 

Caso você esteja interessado em fazer o vestibular do ITA 2021, saiba que o mesmo é aplicado apenas na cidade de São Paulo (SP) e possui um número específico de vagas. 

Desse modo,iremos lhe revelar como você se dá o funcionamento da prova objetiva, como são as questões da prova, datas importantes, conteúdos, entre outros. Aproveite e faça uma boa leitura!

Verifique agora as inscrições FIES 2021

 

links patrocinados

Como funciona o vestibular ITA 2021?

O ITA é considerado um dos melhores institutos de formação acadêmica para ciências e tecnologias do Brasil. No que diz respeito ao funcionamento do vestibular, o mesmo acaba sendo realizado todos os anos e até os dias atuais é a única forma de ingressar no instituto, tendo em vista que o ITA também não aceita transferência dos estudantes advindos de outras universidades.

Desse modo, para ser aluno do ITA é necessário fazer um vestibular próprio da instituição e só poderão inscrever-se candidatos que se enquadrem nos pré-requisitos determinados pelo edital do ITA e quem tiver feito inscrição dentro do período determinado.

links patrocinados

As datas de inscrição ITA 2021 ainda não foram divulgadas pelo instituto. Sendo assim, é importante que você fique atento para não perder a oportunidade de fazer o vestibular de ingresso. Outro ponto que precisamos discutir é que é necessário estudar bastante para passar nas provas do ITA 2021, tendo em vista que ele está entre os exames mais concorridos em todo o Brasil.

Inscrição ITA 2021 — PDA

Pré-requisitos para inscrição ITA 2021

Os candidatos interessados em prestar vestibular ITA 2021 deverão possuir diploma de conclusão de Ensino Médio. No entanto, caso você seja estudante do Ensino Médio e queira fazer a prova apenas para familiarizar-se com o exame, também será possível, pois o vestibular admite os treineiros. Outro pré-requisito que deverá ser observado é o fator idade, pois o candidato não pode ter mais do que 23 anos de idade. Desse modo, os candidatos que já passaram dessa idade, não poderão fazer inscrição ITA 2021.

Quais são os cursos ofertados no ITA?

Existem 6 cursos disponíveis no ITA e todos eles são voltados, ou para a área das ciências, ou para a área de tecnologias. Veja a seguir quais são os cursos ofertados e descubra se existe algum do seu interesse:

  • Curso de Engenharia Aeronáutica;
  • Curso de Engenharia Eletrônica;
  •  Curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica;
  • Curso de Engenharia Civil-Aeronáutica;
  • Curso de Engenharia da Computação;
  • Curso de Engenharia Aeroespacial.

É preciso destacar que, todos estes cursos listados têm uma duração de 5 anos. Inclusive, logo nos dois primeiros anos, todos os estudantes (independente do curso), estudam matérias dentro de áreas comuns. Depois de passado dois anos é que o aluno realmente escolhe em qual especialidade irá ingressar. Isso é feito para garantir que os alunos do ITA tenham a mesma base de estudos.

Qual é o valor cobrado pela inscrição?

Atualmente, a taxa cobrada pelos candidatos para a inscrição ITA 2021 é no valor de R$ 140,00. Apesar disso, se você for um candidato de baixa renda e que não possua condições para arcar com este custo, será possível solicitar isenção do pagamento.

Para que seja possível solicitar a isenção do pagamento será necessário que o candidato tenha estudado sempre em escolas públicas, ou se tiver estudado em escola participar, que tenha sido com bolsa de estudos. Além disso, também será necessário que o candidato comprove uma renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Como são as Provas do ITA?

Como apontamos em outro momento, as provas de vestibular do ITA são realizadas em duas fases. Nelas, os conteúdos abordados são:

  • Língua portuguesa;
  • Matemática;
  • Física;
  • Química;
  • Inglês.

Todas as questões são estruturadas no formato de múltipla escolha e é necessário conseguir pelo menos 5 pontos para ser considerado aprovado para participar da segunda fase.

Veja tudo sobre o ID ESTUDANTIL 2021

Na primeira fase o candidato irá deparar-se com 60 questões objetivas, com divisão de 12 questões por área.

Já na segunda fase, os candidatos irão deparar-se com questões dissertativas de matemática, física, química e também a escrita de uma redação. Nessa fase os candidatos precisam comparecer em dois dias, tempo necessário para o desenvolvimento de todas as atividades do vestibular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.