Carregando...

Portal do Aluno UFRJ

links patrocinados

A Universidade Federal do Rio de Janeiro foi a primeira universidade federal criada pelo governo federal em nosso país no ano de 1920.

Aliás, essa instituição de ensino superior é a maior universidade federal do país atualmente, contando com milhares de alunos, os quais estão cursando as mais diversas faculdades de nível graduação e pós-graduação, em ensino presencial e à distância.

Caso você tenha interesse em estudar nesta instituição de ensino superior, não deixe de acompanhar o nosso conteúdo de hoje, uma vez que iremos lhe passar maiores informações sobre o funcionamento da UFRJ, principalmente no que diz respeito ao seu Portal do Aluno UFRJ.

Aproveite e faça uma boa leitura!

Como acessar o Portal do Aluno UFRJ

Primeiramente, devemos mencionar que, esta instituição possui duas plataformas que os alunos podem acessar para encontrar maiores informações sobre seus cursos e funcionamento da instituição.

Esses sistemas são o Siga (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica) e o Portal do Aluno UFRJ, um dos sistemas que foram integrados à universidade no ano de 2015.

links patrocinados

Para o acesso em ambos o sistemas, você deve clicar no seguinte link: https://intranet.ufrj.br/portal/

portal ufrj

Feito isso, automaticamente abrirá uma página, tal como a ilustrada abaixo, e você irá inserir seus dados de identificação, tais como CPF e senha cadastrada, e na sequência, clicar em INICIAR SESSÃO.

links patrocinados

Caso você esteja acessando pela primeira vez, será exigido um cadastramento junto à universidade, o qual o sistema irá lhe solicitar as seguintes informações:

  • O número de identificação UFRJ (CPF);
  • Matrícula SIAPE, n° DRE ou Identidade;
  • Senha;
  • Confirmação de Senha;
  • E-mail ativo (obrigatório).

Também é possível ingressar no sistema  digitando o seu CPF em ambos os campos ( de identificação e senha) e caso seja aluno matriculado em algum curso, conseguirá acesso ao Portal do Aluno sem problemas.

Para que Serve UFRJ Portal do Aluno?

Caso você já seja aluno da UFRJ é muito importante que faça uso do portal do aluno da universidade, uma vez que será nesse sistema que você encontrará os seguintes serviços:

  • Acesso ao seu histórico escolar;
  • Conferência de notas dos componentes curriculares;
  • Materiais complementares;
  • Componentes curriculares;
  • Conferência de planos de aula do curso;
  • Biblioteca Digital (poderá fazer reservas de libros);
  • Meio para realização de matrículas semestrais;
  • Conferir situação acadêmica;
  • Conferir as pendências como estudante;
  • Entre outros serviços.

Tipos de Graduação na Instituição

Como mencionamos no início deste artigo, estamos diante da maior universidade pública do país e, portanto, poderemos nos deparar com todos os tipos de cursos que você possa imaginar, dentro dos principais seguimentos:

  • Cursos Presenciais de Graduação

Na universidade UFRJ, você encontra todos os cursos, nas mais variadas áreas do conhecimento, todos em nível de graduação, tais como licenciaturas, tecnólogos e bacharelados, estando dentro das áreas de humanas ou exatas.

Desse modo é só você pesquisar no site oficial da UFR (https://siga.ufrj.br/sira/repositorio-curriculo/ListaCursos.html ) que encontrará o curso que procura nesta instituição!

  • Cursos de Pós-graduação

Quem terminar qualquer faculdade na UFRJ, ou em outra instituição, também poderá adentrar em cursos de pós-graduação de nível especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, disponíveis em inúmeras áreas de conhecimento, podendo fazer a pós-graduação de modo presencial ou à distância.

  • Cursos EAD
A instituição de ensino superior também possui um sistema de educação à distância que disponibiliza cursos para quem não tem como frequentar todos os dias uma universidade de modo presencial.

Processo Seletivo Vestibular UFRJ

E agora, se você ficou curioso para saber como se dá o processo de ingresso nessa instituição, saiba que, por estarmos diante de uma instituição pública pertencente ao governo federal, o principal meio de ingresso na UFRJ se dá através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Desse modo, o candidato que quiser ingressar, terá que primeiro fazer o exame mais recente do Enem, e ao tirar uma média considerável, inscrever-se no Programa de Seleção Unificada (SiSU).

portal ufrj

Caso seja aprovado na seleção, receberá uma notificação da universidade informando qual é a documentação necessária para ir fazer a sua matrícula.

Também é válido mencionar que, a UFRJ é uma das instituições mais concorridas do país, e desse modo, todos os anos milhares de alunos concorrem às vagas fornecidas pela universidade. Portanto, você precisará tirar uma boa média no Enem para garantir a sua vaga.

Só para que você tenha uma noção: o curso com a menor nota de corte da UFRJ é o curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, cuja média de nota de corte para ingresso é de 665 pontos.

Já o curso mais concorrido é obviamente o curso de Medicina, tendo uma nota mínima exigida no Enem de 807 pontos.

Considerações Finais

E aí? O que achou do nosso conteúdo de hoje? Foi útil para você compreender um pouco mais sobre o funcionamento da UFRJ?

Aproveite essas informações e siga os procedimentos para ingresso! Seu ensino superior lhe aguarda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.