fbpx

Portal do aluno SEDUC

Quando alguém fala em SEDUC está referindo-se à Secretaria de Educação de um estado, que trata-se de um órgão estadual voltado para cuidar da educação em um determinado território estadual. Uma SEDUC é responsável, entre outras coisas, por estar organizando, fiscalizando e criando diretrizes para a educação básica no estado em questão.

Assim, ele atua sobre os mais diversos graus de ensino, desde o ensino infantil até o ensino médio, passando pela educação à distância, educação técnica e educação de jovens e adultos.

Todas as escolas que estejam envolvidas dentro de algum dos níveis citados devem estar sujeitas, de alguma forma, à ação direta da SEDUC do estado. Esse artigo tem o intuito de falar um pouco mais sobre a SEDUC, focando na SEDUC Rondônia, bem como sobre o portal do aluno SEDUC.

Para saber tudo sobre esse tema, não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Instituição SEDUC

A SEDUC (Secretaria de Educação) de Rondônia é o órgão responsável por administrar todas as instituições no âmbito estadual, desde o ensino infantil até o tecnológico.

Para os alunos que desejam fazer parte de alguma instituição de ensino estadual, torna-se imprescindível buscar a SEDUC para procurar uma vaga, caso ainda não seja aluno.

As instituições de ensino do estado, administradas pela SEDUC, têm demonstrado um excelente crescimento nos últimos anos, com melhoria dos números em relação à qualidade das mesmas.

Sempre que um novo governo entra, é realizado um novo planejamento estratégico de educação, com duração de 4 anos, visando novas estratégias para melhorar, ainda mais, o ensino no estado.

Visto agora um pouco mais sobre o órgão estadual de ensino que é a SEDUC, é hora de conhecer um pouco mais sobre o portal do aluno SEDUC.

Para que serve o portal SEDUC

Para auxiliar os seus alunos, a SEDUC disponibiliza um portal próprio, a partir do qual é possível acessá-lo com o documento (CPF) e a senha criada pelo estudante.

O portal serve para ajudar alunos e pais ou responsáveis a acompanharem melhor o desempenho escolar, através da informação via boletim online, criado há alguns anos.

Por meio dele, são disponibilizadas informações de suma importância, como é o caso das frequências e das notas.

Aliás, para os pais que ainda não estão cadastrados e desejam saber mais sobre o acompanhamento dos filhos na escola estadual.

O objetivo da Secretaria de Educação de Rondônia é proporcionar uma maior facilidade aos estudantes e pais para terem acesso a essas informações sem necessitarem estar indo até a sede escolar ou mesmo da própria SEDUC.

Mas como conseguir uma vaga em uma escola estadual de Rondônia? É preciso realizar alguma prova seletiva?
Saiba mais sobre o assunto no próximo tópico!

Processo seletivo SEDUC

Para conseguir uma vaga em uma instituição de ensino administrada pela SEDUC, como é o caso das escolas estaduais, antes era necessário ficar horas em filas aguardando.

Agora, os pais podem pleitear a vaga para matrícula dos seus filhos estando em casa, diretamente pela internet, por meio de um portal do aluno criado, especificamente, para essa finalidade.

O sistema de matrícula serve apenas para aqueles alunos novos que desejam ingressar em uma instituição SEDUC, pois os que já possuíam matrícula anterior tem a mesma renovada automaticamente. (Usamos como o exemplo a SEDUC de Rondônia.)

Tudo isso pode ser realizado por meio do site: http://www.rondonia.ro.gov.br/seduc/.

Para que a matrícula na instituição seja oficializada, entretanto, torna-se necessário apresentar alguns documentos, como:

Comprovante com todas as informações a respeito da vaga que foi reservada (esse documento deve ser emitido diretamente no site da SEDUC)

  • CPF e RG dos responsáveis/pais, caso o estudante seja menor de idade;
  • Certidão de nascimento do estudante;
  • 1 foto 3×4;
  • Comprovante de endereço do estudante atualizado;
  • Histórico escolar do estudante (com todas as informações atualizadas);
  • Benefício estadual recebido pela família, se for o caso;
  • É preciso que você garanta que todos os documentos estarão em mãos, no momento de realizar a garantia da matrícula, sob o risco de ocasionar a perda dela;
  • Todos os anos, entre os meses de novembro e de janeiro, em geral, é possível que pais e alunos possam pleitear por uma vaga em uma das instituições de ensino estadual coordenados pela SEDUC.

Tipos de ensinos oferecido pela instituição

Como foi dito no início desse artigo, a SEDUC trabalha com os mais diversos tipos de instituições de ensino estadual.

Todas as fases do ensino na escola, indo do ensino infantil até o ensino médio, do estado de Rondônia são todas administradas pela Secretaria de Educação.

Além disso, a SEDUC ainda é responsável por outros tipos ou modalidades de ensino, como é o caso do Ensino Tecnológico.

No caso do ensino de Jovens e Adultos, voltados para aqueles que desejam finalizar o ensino fundamental ou médio, não feito anteriormente, a SEDUC também responsabiliza-se pelo mesmo.

Outro tipo de ensino disponibilizado pela Secretaria de Educação de Rondônia é a educação à distância, conhecida popularmente como EAD.

Com esse tipo de ensino, o órgão possibilita que pessoas que não podem ir até uma instituição de caráter presencial possa ter acesso à educação também.

Portanto, conhecendo todas as opções de ensino cobertas pela Secretaria de Educação de um estado, a população pode buscar por aquela forma que for mais relevante para ela, naquele momento, e garantir a educação necessária.

Conclusão

Como você viu, a SEDUC trata-se da Secretaria de Educação de um estado, sendo ela responsável pela organização e administração de todos os níveis de ensino em âmbito estadual.

Neste texto, focamos em mostrar um pouco mais a respeito da SEDUC do estado de Rondônia, que vem demonstrado, ano após ano, um aumento na qualidade do ensino estadual, em escolas de ensino médio, principalmente.

Além disso, ainda mostramos informações importantes, como o portal do aluno SEDUC, que possui o boletim online, opção essa com dados relevantes, como notas e histórico de falta dos alunos.

Ainda foi falado também sobre qual é a forma de ingresso, através da opção da pré-matrícula pela internet e da confirmação da mesma na escola escolhida pelo pai ou responsável, ou mesmo pelo próprio aluno.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Portal do aluno SEDUC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *