Inscrição CADÚNICO 2021

links patrocinados

No nosso conteúdo de hoje você entenderá, passo a passo, como se dá o funcionamento do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). 

Vale lembrar que o processo de inscrições pode ser feito presencialmente no CRAS da prefeitura da sua cidade, ou até mesmo pelo telefone. Confira mais detalhes lendo o artigo de hoje até o final!

Verifique agora as inscrições do ENEM 2021

 

O que é o CadÚnico?

O Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) nada mais é do que um registro criado com a finalidade de fazer a identificação das famílias de baixa renda em todo o território brasileiro.

É através de sistemas como esse que o governo consegue ter maior controle das informações básicas de cada pessoa, as quais podem ser:

links patrocinados

Inscrição CADÚNICO 2021 — PDA

  • Identificação de cada pessoa de baixa renda;
  • Nível de escolaridade deste público;
  • Situação de trabalho e renda;
  • Residência;
  • Entre outros.

Essas informações servem para selecionar e incluir as famílias em programas sociais pertencentes ao governo federal.  Entre os principais programas que uma família cadastrada no CadÚnico poderá vir a receber, temos:

  • Bolsa Família;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Programa Minha Casa Minha Vida;
  • Isenção de pagamento de inscrição em concursos públicos;
  • Entre muitas outras políticas públicas.

 

links patrocinados

É válido mencionar também que, segundo dados fornecidos pelo governo federal, estima-se que cerca de 127 milhões de pessoas estejam inscritas no CadÚnico atualmente.

Agora o CadÚnico poderá ser feito por telefone

Diante do advento da pandemia, a qual foi iniciada em 2020 em função do COVID-19, a exigência pelo isolamento social tornou-se uma constante, e sendo assim, muitos serviços que até então eram apenas presenciais, passaram a ser otimizados em plataformas digitais e à distância.

No caso do CadÚnico, a inscrição para o programa era feita apenas indo presencialmente até o CRAS das prefeituras municipais e agora também existe a possibilidade de fazer toda a solicitação via chamada telefônica e acompanhar o processo pelo app do programa.

Porém, precisamos destacar que o CadÚnico não poderá ser feito pelo aplicativo “Meu Cadastro Único”, tendo em vista que a aplicação permite apenas consultas de pendências, ou estado da solicitação.

Desse modo, o cadastro, ou a sua atualização do mesmo, deverão ser feito exclusivamente  por telefone, ou de forma presencial em um CRAS (essa alternativa ainda segue sendo mais utilizada pelas pessoas).

Como é feita a consulta ao CadÚnico 2021?

Caso tenha feito a solicitação de cadastro a este sistema, ou queira consultar como está a situação do seu pedido, você pode poderá fazê-lo de diferentes maneiras. Veja quais são elas a seguir:

Inscrição CADÚNICO 2021 — PDA

  1. Você poderá entrar no site oficial do Ministério do Desenvolvimento Social, através do seguinte endereço eletrônico: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/ Para poder acessar o sistema, será necessário fazer a inserção do nome completo, data de nascimento e nome da mãe.
  2. Você também poderá utilizar seu telefone celular via app Meu CadÚnico, ou fazer uma chamada para o número 0800 707 2003. A chamada é totalmente gratuita e poderá ser feita entre as 7h da manhã às  19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h, nos sábados, domingos  e feriados.

No caso da pessoa precisar fazer a emissão do comprovante do CadÚnico, será necessário emitir um comprovante de cadastro no CadÚnico, feito diretamente pela internet, junto ao site do Ministério da cidadania, clicando em Meu CadÚnico

Também será possível via app Meu CadÚnico, ou de modo presencial junto ao CRAS das prefeituras municipais.

Qual o perfil das pessoas que podem fazer CadÚnico?

Poderão inscrever-se no sistema do CadÚnico as pessoas que possuírem o seguinte perfil:

  • É necessário que o interessado possua uma renda mensal de até meio salário mínimo por integrante da família ( valor médio de R$ 522,50); ou
  • Possuir uma renda mensal familiar equivalente a até três salários mínimos federais ( de até R$ 3.135,00); ou
  • Ter uma renda superior a três salários mínimos, desde que o cadastro esteja relacionado à inclusão em programas sociais dentro das três esferas do governo.

Quem mora sozinho pode inscrever-se no CadÚnico 2021?

A resposta para esta pergunta é SIM! Isso mesmo! É permitido que aquelas pessoas que possuam as chamadas famílias unipessoais, ou seja, que vivam sozinhos.

Isso está previsto na legislação brasileira, a qual considera pessoas que vivem sozinhas também como uma configuração familiar.

Neste tipo de instância, todos os procedimentos para a inscrição no CadÚnico deverão ser feitos junto ao site do Ministério do Desenvolvimento Social, acessando o seguinte endereço eletrônico: https://www.gov.br/cidadania/pt-br

Mantenha as suas informações atualizadas!

Vale lembrar que é importante que as famílias mantenham seus dados sempre atualizados junto ao CRAS das prefeituras, para que possam seguir com o registro ativo no CadÚnico.

Veja como funciona o educa mais Brasil

As mudanças que devem ser notificadas são:

  • nascimento ou morte na família;
  • saída de um integrante familiar para outra casa;
  • troca de endereço;
  • matrícula de crianças na escola ou transferência;
  • Diminuição ou aumento da renda familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *