FGV OAB 2021

links patrocinados

O órgão responsável pela aplicação do exame da ordem é o conselho federal da OAB, o qual organiza essa avaliação em conjunto com o instituto FGV. Você deseja saber mais detalhes sobre o FGV OAB 2021? Só prosseguir sua leitura!

O principal objetivo por detrás da aplicação do exame da ordem está no fato que a prova é considerada como a última etapa de qualificação profissional do advogado, e o mesmo precisa passar neste exame para poder desempenhar sua função como advogado.

Confira ao longo deste artigo todas as informações importantes sobre o FGV OAB 2021 e fique ligado nas datas em que o exame da ordem será aplicado! Confira e faça uma boa leitura!

Não perca o Conviva educação 2021

 

O que é o exame FGV OAB 2021?

Primeiramente, precisamos destacar que o exame da ordem ocorre pelo menos três vezes ao longo do ano, e é um requisito fundamental para aqueles estudantes que concluíram o curso de direito e desejam atuar nesta área como advogados.

Basicamente esta prova possui pelo menos duas etapas a serem cumpridas. A primeira delas envolve a parte teórica, em que o candidato deverá fazer um exame contendo 80 questões. Já no caso da segunda etapa do exame, este é organizado de modo prático-profissional, na qual o candidato precisa responder apenas 5 questões.

links patrocinados

FGV OAB 2021 — PDA

Independente da etapa, a duração do exame gira em torno de 5 horas, ocorrendo geralmente no turno da tarde. No que tange os temas que serão abordados através das questões do exame da ordem, no FGV OAB 2021 poderão cair o seguintes conteúdos:

 

links patrocinados
  • Questões de direito administrativo;
  • Questões de direito civil;
  • Questões de direito constitucional;
  • Questões de direito do trabalho;
  • Questões de direito empresarial;
  • Questões de direito penal;
  • questões de direito tributário.

 

Pré-requisitos para poder fazer o exame FGV OAB 2021

 

Para poder fazer este exame, o candidato precisa ter um perfil específico, não bastando apenas possuir um bacharelado em direito, uma vez que precisará ter outros requisitos considerados básicos. São eles:

 

  • O candidato não pode possuir uma inscrição ativa na OAB, apenas poderá se estiver em situação de estágio;
  • O candidato deve ter diploma de conclusão de curso na área de bacharel em direito;
  • O candidato não poderá ter nenhum tipo de solicitação de inscrição que estejam em andamento junto à OAB;
  • O candidato não pode exercer cargo que seja incompatível com a área de advocacia, de acordo com os pressupostos do art. 28 e os incisos presentes no Estatuto da Advocacia via Lei Federal de n° 8.906/94. 

 

Como é feita a inscrição no exame FGV OAB 2021?

 

A partir do momento que você se enquadra em todos os requisitos que apresentamos anteriormente, poderá inscrever-se para o exame da ordem. Veja o passo a passo a seguir que lhe ajudará neste processo:

PASSO 1 – A primeira coisa que você deverá fazer será entrar no site oficial do FGV Projetos através do seguinte endereço eletrônico: https://oab.fgv.br/

PASSO 2 – Entrando no site, você encontrará uma lista de exames unificados da ordem. Clique na primeira opção.

PASSO 3 – A seguir, você precisa definir em qual seccional da OAB você pretende prestar o exame.

PASSO 4 – Fazendo isso, você deverá clicar no botão “Página de acompanhamento” e a seguir, fazer a inserção do número do seu CPF.

PASSO 5 – Na sequência, você começará a realização do seu cadastro junto ao sistema;

PASSO 6 – Faça a inserção de todas as informações que forem solicitadas (identificação, seu endereço, instituição de ensino e rendimento mensal).

PASSO 7 – Concluída a sua inscrição. Agora é só criar um Login e senha para entrar sempre que necessário.

 

É válido mencionar também que, para a realização das inscrições no exame de ordem, será necessário que você esteja atento aos prazos,  tendo em vista que fora desta data, não será possível finalizar a sua inscrição.

Assim que você fizer a sua inscrição, será preciso que você faça o pagamento de uma taxa de matrícula no exame da ordem, que é cobrada no valor de R$ 260,00.

Qual é o cronograma da Prova OAB 2021?

Como destacamos em outro momento no presente artigo, essa prova poderá vir a ser aplicada mais de uma vez ao ano, tendo essa aplicação em vários momentos do ano, em função da forte demanda de candidatos para realização da mesma.

Saiba mais sobre a inscrição CEDERJ 2021

O FGV é o responsável por organizar esse exame e também por lançar o calendário com cada uma das edições que serão realizada ao longo do ano. No caso específico do calendário FGV OAB 2021, o mesmo fica disponível no site oficial da OAB. Em 2021 ainda não foram lançadas as datas em específico, mas geralmente fica organizado do seguinte modo:

Mês de Abril:

  • Período em que é feito o lançamento do edital de abertura do exame;
  • Também é neste período que são feitas as iinscrições;

Mês de Junho:

  • Mês em que se dará a Realização da 1ª fase da prova (cunho teórico com 80 questões);

Mês de Agosto:

  • Nesse mês se dará a aplicação da 2ª fase da prova da ordem (de cunho prático-profissional com 5 questões);
  • Período de divulgação do gabarito da prova;

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *