Com um amplo programa de formação profissional que busca atender às carências da mão-de-obra industrial brasileira, sempre em função das peculiaridades de cada região do país, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é uma das instituições de ensino profissionalizante mais procuradas do Brasil e entre os cursos que oferece está o de Serralheiro.
O Curso de Aprendizagem Industrial para se tornar um serralheiro tem por objetivo proporcionar aos aprendizes conhecimentos tecnológicos de materiais ferrosos, alumínio e processos de fabricação, bem como técnicas básicas de fabricação e reparo de peças e conjuntos de Serralharia, considerando normas técnicas.
Se você gosta desse setor, tem interesse em se tornar um profissional, seja para trabalhar em uma indústria ou abrir seu próprio negócio, conheça o curso oferecido pelo Senai. Essa pode ser a sua chance de ter sucesso na profissão! Veja abaixo mais detalhes sobre a formação, quais atividades você poderá exercer e o que aprenderá durante as aulas.
Saiba tudo sobre a Inscrição
Para fazer o curso de Serralheiro do Senai com um total de 800 horas de estudo, o aluno deverá ter no mínimo 18 anos. Também é exigido que o estudante termine sua formação antes de completar 24 anos. É preciso ainda ter concluído o Ensino Fundamental.
O Senai oferece no momento a formação em apenas uma unidade, na Escola Senai “Jose Polizotto”, localizada em Marília. Para se inscrever, é preciso acessar o site: www.sp.senai.br/processoseletivo e consultar a abertura de novos processos seletivos na instituição ou em outras cidades do País, além de tirar dúvidas sobre como participar da seleção.
Confira o curso de mecatrônica no SENAI
Sobre o programa de Gratuidade do SENAI
O Senai se preocupa com as pessoas que buscam uma formação técnica e uma colocação no mercado de trabalho, mas não tem condições de pagar por isso. O Programa SENAI de gratuidade oferecido pela instituição visa a oferta de cursos, além de ter a proposta de promover uma ação de inclusão social.
A iniciativa beneficia pessoas de baixa renda, preferencialmente, trabalhador, empregado ou desempregado, matriculado ou que tenha concluído a educação básica.
As vagas para gratuidade são ofertadas regularmente nas modalidades de formação inicial e continuada, bem como em cursos técnicos de nível médio.
Bolsas de Estudo
As bolsas podem ser parciais ou integrais.
- Nos cursos de Aprendizagem Industrial e Técnico, as bolsas são sempre integrais;
- No Curso Superior (Graduação), podem ser concedidas bolsas parciais;
- Em cursos livres com mais de 160 horas, podem ser concedidas bolsas integrais.
Bolsas de estudo em cursos livres
Se você gostaria de:
- Aprender fazendo, com muita atividade prática.
- Trabalhar em atividades industriais ou semelhantes.
- Ter uma profissão em um curso de curta duração (em média 185 horas);
Para consultar a relação de cursos oferecidos pela instituição com bolsa de estudo é preciso acessar a página http://www.sp.senai.br/cursos/bolsas-de-estudo
O que vou aprender no curso profissionalizante de Serralheiro - Senai
Durante o curso, o aluno receberá todas as orientações e instruções necessárias para que esteja apto a realizar trabalhos de serralheria.
Durante a formação será possível desenvolver tarefas teóricas e também práticas, de modo que o aluno esteja preparado para atuar assim que concluir o curso.
A programação do curso inclui:
Leitura e interpretação de desenho;
- Desenhos técnico e artístico;
- Material e instrumentos;
- Caligrafia técnica;
- Figuras e sólidos geométricos;
- Perspectiva isométrica;
- Projeção ortográfica;
- Escala;
- Construções geométricas.
- Terminologia básica;
- Componentes do sistema de microcomputador;
- Periféricos;
- Sistemas operacionais;
- Vírus de computador;
- Editor de textos.
- Instrumentos de medição e traçagem;
- Medir;
- Nivelar;
- Verificar.
- Tecnologia dos materiais;
- Tecnologia da Serralharia;
- Tecnologia da Caldeiraria;
- Tecnologia da soldagem.
- Limagem;
- Traçagem, Corte, Conformação, Montagem;
- Soldagem pelo processo eletrodo revestido.
Você não se sente bem em uma entrevista de emprego ou até no seu dia a dia, devido a seu nível de inglês? Trouxemos para vocês o benefícios de estudar a língua inglesa, clique aqui e veja mais.
Quais as vantagens em concluir o curso?
O serralheiro desenvolve cortes, furações e soldas em metais como ferro e alumínio. Entre suas produções estão portas, janelas, grades e esquadrias. O profissional pode ainda trabalhar com estruturas maiores e mais complexas na construção civil, por exemplo, ou na indústria metalúrgica.
A formação técnica é de extrema importância, já que é preciso dominar técnicas como dobras e soldagens de produtos metálicos, elaborar orçamentos e diminuir desperdícios. Além de trabalhar em grandes indústrias, você poderá trabalhar prestando serviços, já que uma boa maneira de ganhar dinheiro é prestando serviço, confira um pouco mais sobre essa área clicando aqui.
O mercado de trabalho do serralheiro é bastante amplo, por isso é possível encontrar oportunidades de diferentes formas, o que torna esse ofício uma boa opção para quem quer uma colocação rápida e garantida.
Verifique agora sobre o curso pintor de obras senai
O profissional, que deve ser criativo e gostar de inovações, pode atuar em indústrias, em obras, serralheiras e também abrir seu próprio negócio produzindo portões, portas, janelas, esquadrias e outros itens.
Aproveite a oportunidade que o Senai oferece para se tonar um serralheiro capacitado e de sucesso!