fbpx

Curso de Padeiro – Cursos Livres | Saiba como Ingressar

No café da manhã, no meio da tarde, ou mesmo a noite, como um lanchinho antes de dormir. Em todos os formatos, utilidades. Tem o pão de forma, para sanduíche, para cachorro quente e o mais comum de todos, o pão francês.

O pão francês é o mais conhecido, e dependendo da região, é chamado de uma maneira diferente. Você já deve ter notado que não existe uma padaria não tenha uma única remessa pela manhã. Temos que agradecer a um profissional por nos proporcionar esse alimento que enche nossas barrigas todas as manhãs. Acertou quem disse que é o padeiro.

De prato principal a acompanhamento, o pão é um alimento que a muito tempo é feito, por sem simples e ser saboroso. No Senac, você vai aprender várias formas de se fazer o pão, no curso de padeiro! Confira um pouco sobre esse curso.

O Curso de Padeiro no SENAC

Você sempre quis aprender a fazer aquele delicioso pão para completar a um prato que você ama? Mesmo como acompanhamento, o pão está presente na mesa do brasileiro a qualquer hora do dia, sendo um dos alimentos mais consumidos.

O curso do Senac foi criado para ensinar a todos os futuros padeiros como se faz um verdadeiro e delicioso pão utilizando de várias receitas diferentes. Afinal, existem vários tipos de pães.

Quantos você já experimentou? Do pão francês, ao pão árabe. Deliciosos independentemente da cultura que estão inseridos. Um padeiro profissional consegue deixar a massa mais simples saborosa.

Vale ressaltar que as aulas do curso de padeiro no Senac são bem rígidas, pois, um cozinheiro de qualquer tipo deve prezar, antes de cozinhar, pela sua própria segurança e pela de seus clientes, por isso, algumas exigências são feitas:

Exigências
  • Nada de qualquer tipo de acessório durantes as aulas, isso inclui alianças;
  • Deve ser providenciado alguns itens como dólmã branca, calça comprida xadrez, avental de cintura, bandana branca e sapato de segurança;
  • Os hábitos de higiene devem ser valorizados, sendo uma das partes mais importantes em qualquer curso de culinária, não importa qual for.

Todas essas exigências são pensadas a zelar pela segurança de todos, afinal, você não vai querer morder o pão e acabar batendo os dentes em uma aliança no meio dele, ou estar de chinelo e derrubar um prato no seu pé, ou mesmo batê-lo em algum canto.

A segurança é importante, mesmo para um padeiro e chefe de cozinha. Neste ambiente os perigos também existem e devem ser respeitados.

Para ingressar neste curso o aluno deve ter:

  • Mínimo de 18 anos de idade;
  • Tem o ensino fundamental 1 completo.

Mercado de Trabalho

Tornou-se uma rotina termos a companhia dele todas as manhãs, ou em várias horas do dia, todos os dias. Claro que eu estou falando do pão, essa massa crocante e macia ao mesmo tempo é indispensável na mesa dos brasileiros.

Não importa qual tipo de pão você coma, o padeiro é o profissional responsável por fazer esse alimento estar presente em nossas vidas. Se você pretende ser um desses profissionais, o curso de padeiro Senac é a melhor opção para você conseguir se capacitar.

A profissionalização da profissão tem sido cada vez mais exigirá, uma vez que os clientes também passaram a ficar mais rígidos quanto a qualidade do alimento.

Nem muito torrado, nem muito braço, quase cru. Deve ser macio por dentro, crocante por fora, saboroso, delicioso e um acompanhante em várias refeições. O pão de forma, ou caseiro, deve sempre ser do tipo macio, bem leve e agradável ao comer.

O parte externa deste tipo de pão, a casca, não pode estar preta, de queimado, nem dura. Deve ser igualmente saborosa. É, são muitas exigências e para atender a tudo isso, uma pessoa deve realmente se qualificar para oferecer tudo que um cliente precisar.

Metodologia

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo (a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.

As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.

Conhecimentos

O Senac tem sua programação de aulas estipuladas para esse curso, além de uma extensa lista de receitas para os profissionais, futuros padeiros, aprenderem. Veja alguns:

  • Organização e estrutura da cozinha;
  • Higiene na manipulação de alimentos;
  • Manual de Boas Práticas;
  • Segurança aplicada à operação da cozinha;
  • Mise en place.

Os conhecimentos trazem consigo diversas receitas, como por exemplo:

  • Massa básica de pão;
  • Pão de leite (hambúrguer, hot dog e bisnaguinha);
  • Pão doce;
  • Pão de açúcar;
  • Pão francês;
  • Baguete;
  • Pão integral;
  • Pão de centeio com oleaginosas.
Esses são só alguns dos tipo de pão que o curso te ensina, mas tem muito mais além dessas. O Senac ainda avisa que as receitas apresentadas podem se modificada por eles sem que exista algum tipo de aviso antecedente a isso.

Certificado

Para quem conseguir se formar, receberá um certificado de qualificação profissional, o qual atesta que você agora é um profissional capacitado para lidar nesta área de atuação.

Vale ressaltar que a qualificação do certificado apenas tem validade em território nacional.

Documentos para a inscrição

Todo aluno que atender as exigências descritas acima deve ter os seguintes documentos em mão para a inscrição do curso de padeiro do Senac: RG (apresentar o documento original, não xérox),
CPF (apresentar o documento original, não xérox).

Concluindo…

Ei, e então, o que achou do curso de padeiro do Senac? Legal, né? Trabalhar fazendo pão realmente deve ser muito interessante, afinal, trabalhando fabricando algo que todos gostam muito deixa o trabalho ainda mais valioso.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 2

Curso de Padeiro – Cursos Livres | Saiba como Ingressar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *