AVA UFMT

links patrocinados

Pretende estudar na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mas não sabe como funciona o sistema de aulas da instituição? Você veio ao local certo, pois iremos lhe ensinar a acessar e usufruir de todas as funcionalidades do AVA UFMT.

Para quem não sabe, a UFMT, apesar de ter uma tradição com cursos presenciais, também é considerada uma das pioneiras na implementação das aulas à distância, trabalhando essencialmente via AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Com um sistema como esse à disposição da universidade, fica muito mais fácil entrar em contato com alunos, disponibilizar aulas, elaborar fóruns para dúvidas e comentários, fazer avaliações virtuais, e muito mais!

Todos os alunos acabam se beneficiando de um sistema como esse, pois o AVA UFMT possui todos os serviços que um acadêmico necessita dentro de uma única plataforma.

Desse modo, qualquer demanda que você tiver, poderá recorrer ao AVA para solucionar rapidamente, e contando com uma interface intuitiva da plataforma, que até as pessoas menos acostumadas com tecnologias conseguem se achar sem dificuldade e fazer seu curso de ensino superior plenamente.

Como usar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) UFMT?

Para que você possa fazer o seu acesso ao AVA UFMT, primeiro você precisa acessar ao ambiente através do seguinte endereço eletrônico: https://sistemas.ufmt.br/ufmt.ava/.

links patrocinados

Entrando na plataforma, o próximo passo é fazer o Login de acesso, inserindo seu número de matrícula (RGA) ou CPF que será equivalente ao seu USUÁRIO de acesso.

Na sequência, insira a senha e clique em ACESSAR. Caso tenha esquecido da senha poderá clicar em RECUPERAR SENHA, e o sistema lhe ajuda a recuperar seu acesso.

links patrocinados

Mas se ainda assim, você tenha dificuldade para conseguir esse primeiro acesso, poderá entrar em contato com a secretaria acadêmica da UFMT e pedir ajuda para este primeiro acesso, ou diretamente com o tutor à distância do seu curso.

Rapidamente esse problema é solucionado, pois a instituição coloca todas as informações que necessitamos para fazermos o nosso curso no AVA UFMT, portanto, o acesso é obrigatório para todos.

Assim que o seu acesso estiver OK, você conseguirá visualizar todos os serviços que estarão à sua disposição, principalmente o curso que está matriculado e as disciplinas que você precisa assistir às aulas e fazer as tarefas.

O que devo saber sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) UFMT?

A principal função do AVA UFMT está em disponibilizar acesso às aulas online e aos materiais dos componentes, mas a utilidade da plataforma não para por aí, tendo muitos outros serviços à nossa disponibilidade. São eles:

  • Acesso à biblioteca digital do curso;
  • Acesso ao histórico acadêmico do aluno;
  • Recebimento de avisos e mensagens importantes de professores e universidade em geral;
  • Acesso a materiais complementares do curso;
  • Participação em fóruns de discussão para tirar dúvidas sobre os componentes e interagir com professores e colegas;
  • Acesso ao se desempenho com número de aulas vistas e atividades que ainda estão pendentes;
  • Entre muitos outros serviços.

Como aproveitar melhor o AVA UFMT para fazer meu curso

A coisa que mais estará em destaque no AVA UFMT será o seu curso e, mais especificamente, os componentes que você está matriculado no semestre, devendo assistir todas as aulas e fazer as tarefas, para que, ao fim de cada matéria, possa fazer as avaliações e conseguir um bom resultado.

Sempre que você assistir uma aula, ela fica destacada como já vista, o que facilita sempre que você entrar na plataforma, pois saberá exatamente onde você parou e o que ainda tem de pendências para concluir em seus estudos.

Desse modo, podemos dizer que, o AVA UFMT é um sistema inteligente e que facilita, e muito, a vida de quem estuda à distância. Aproveite ao máximo!

Como funcionam as avaliações AVA UFMT

O processo avaliativo da UFMT na educação à distância é conduzido de forma diagnóstica, além de também ser processual e constante.

A instituição também entende que os “erros” cometidos por seus alunos não são um fim em si, mas algo que possibilita ao acadêmico refletir ainda mais sobre a sua aprendizagem e o que ainda carece de ser mais reforçado nos próximos estudos e avaliações.

No caso dos sistemas tecnológicos do AVA UFMT, essas ferramentas tecnológicas servem essencialmente como forma de fomentar maior interação entre professores e alunos, no sentido de garantir que haja troca de saberes e aprendizagens efetivas.

Desse modo, assim que você ingressa em um curso à distância da UFMT, terá várias avaliações diagnósticas dentro do AVA, que você irá acessando ao longo do curso, tarefas a serem feitas e as avaliações finais de cada curso que são feitas presencialmente no polo UFMT.

E aí? O que achou do nosso conteúdo de hoje? Foi útil para conhecer melhor como se dá o funcionamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) UFMT? Deixe seu feedback nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.