AVA UERJ

links patrocinados

Vai estudar na Uerj e precisa obter maiores informações sobre os serviços digitais disponibilizados pela instituição? Então você não pode perder o nosso artigo de hoje, uma vez que iremos apresentar uma importante plataforma utilizada na UERJ, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) UERJ.

Para quem não sabe, a UERJ é uma universidade estadual do estado do Rio de Janeiro que possui um sistema de educação à distância, cujas aulas, e muitos outros materiais e serviços são disponibilizados no ambiente AVA.

O AVA da UERJ é bastante elogiado por seus alunos, uma vez que possui uma interface interativa e que agrada a maioria das pessoas, permitindo que possam encontrar todos os serviços de aprendizagem e acadêmicos em geral, em um só lugar.

Desse modo, um aluno da UERJ pode acessar o AVA e procurar, por exemplo, os componentes curriculares que está matriculado em seu curso, o seu histórico de desempenho como aluno, acessar os fóruns de discussões para tirar dúvidas e muito mais!

Confira este conteúdo até o final e fique sabendo como podemos aproveitar o AVA UERJ ao máximo! Aproveite e faça uma boa leitura!

Como usar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) UERJ

Caso precise desse acesso, a primeira coisa que você deverá fazer será entrar no sistema oficial do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) UERJ através do seguinte endereço eletrônico: https://ava.pr1.uerj.br/

links patrocinados

Ao entrar na plataforma, você deverá preencher dois espaços com as suas informações pessoais, inserindo primeiramente o número do seu CPF e na sequência, a sua senha do ID Único da UERJ.

Caso tenha esquecido a sua senha, poderá recuperá-la através do seguinte endereço:

links patrocinados

https://www.uerj.br/a-uerj/comunidade-da-uerj/id-unico/

Mas, além disso, também é possível, dentro da própria plataforma de primeiro acesso ao AVA UERJ, clicar em serviços, tais como:

  • “Respostas para Dúvidas Frequentes”: nesse item você encontra as principais dúvidas que os alunos da UERJ já tiveram e que pode ser uma sua também.
  • “Orientações”: acesse algumas orientações básicas destinadas aos alunos, tais como Orientações Gerais aos Usuários.
  • “Suporte a Usuários”: caso você não encontre sua dúvida no item Dúvidas Frequentes, pode entrar em contato com o suporte da UERJ e eles lhe ajudarão a fazer esse primeiro acesso ao sistema, assim como também darão suporte diante de qualquer outra demanda.
Assim que você conseguir logar no AVA UERJ, poderá conferir todas as cadeiras que deverá fazer ao longo do semestre do seu curso, e podendo clicar em qualquer uma delas para ter acesso às aulas e materiais complementares.

O que devo saber sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) UERJ

Além deste sistema ser útil para o acesso às aulas online da UERJ, você também conseguirá encontrar uma série de outros tipos de serviços que são disponibilizados por este sistema virtual de aprendizagem. São eles:

Funções
  • Acesso à biblioteca virtual da instituição;
  • Possibilidade de conferência do histórico escolar e análise do desempenho do acadêmico;
  • Poderá conferir as vídeo aulas do curso, sabendo exatamente de onde parou, já que o sistema anota a porcentagem de aulas vistas, nos ajudando na organização dos nossos estudos;
  • Possibilidade de abertura de fórum para tirar dúvida, ou interagir com professores e colegas ;
  • Calendário de atividades importantes;
  • Sistema de avisos da universidade e de professores aos seus alunos;
  • Sistema de avaliações;
  • Portal de conferência das notas;
  • Entre outros serviços.

Como aproveitar melhor o item “Meus Cursos” do AVA UERJ

Assim que você entra no sistema do AVA da UERJ, uma das primeiras coisas a que você tem acesso é justamente os componentes curriculares nos quais se encontra matriculado no semestre, podendo clicar em cada um deles para conferência das videoaulas e acessar aos materiais complementares para o seu estudo.

É válido destacar que, a partir do momento que você acessa uma vídeo aula, a mesma fica registrada pelo sistema, indicando o percentual visto daquela aula, e você pode voltar para concluí-la em outro momento.

Também terá os livros dos componentes digitalizados e à sua disposição, assim como também, os materiais complementares e tarefas para aproveitar ao máximo os seus estudos e ter um bom desempenho ao longo da sua faculdade.

Como funcionam as avaliações da UERJ

Primeiramente, precisamos destacar que a UERJ possui professores devidamente capacitados e dispostos a ajudar seus alunos diante de toda e qualquer dúvida que surja.

Além disso, os professores avaliam seus alunos durante todo o processo de ensino aprendizagem, fazendo o que eles denominam de avaliação diagnóstica.

Mas o processo avaliativo não se encerra por aí, uma vez que os alunos dos cursos da UERJ também fazem provas e tarefas no ambiente virtual de aprendizagem AVA UERJ e uma vez por semestre, devem comparecer ao polo presencial para fazer uma avaliação individual, para análise do desempenho em cada um dos componentes matriculados.

E aí? O que você achou deste conteúdo? Foi útil para você compreender melhor como funciona o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) UERJ? Deixe seu feedback nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.