Inscrições SISU, Prouni e Fies 2022 – MEC acaba de divulgar!

links patrocinados

Foram divulgadas recentemente pelo Ministério da Educação (MEC), as datas das inscrições para os processos seletivos do SISU, Prouni e Fies 2022.

Lembrando que todos esses programas garantem o acesso dos candidatos ao ensino superior, em instituições públicas e privadas. Todos usam a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para seleção dos estudantes.

De acordo com o MEC, esses programas selecionarão candidatos já no primeiro semestre de 2022, baseando-se nas notas obtidas pelos candidatos no Enem 2021.

A abertura das notas do Enem 2021, ocorreu ao longo do mês de fevereiro. Veja a relação a seguir:

  • Inscrição Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2022: de 15 a 18 de fevereiro.
  • Inscrição Programa Universidade para Todos (PROUNI) 2022: de 22 a 15 de fevereiro.
  • Inscrição Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): entre 8 e 11 de março.

Vagas disponíveis SISU, Prouni e Fies 2022

Conforme informações do MEC, o número de vagas que serão liberadas pelo SISU (2022) e pelo Prouni (2022) serão informadas muito em breve. Já no caso do Fies, as informações já foram liberadas e estima-se que haverão mais de 100 mil vagas disponíveis em todo o país.

Se você quiser manter-se informado sobre esses processos seletivos, conhecer suas normas e editais, uma recomendação que damos é que visite o site oficial de cada programa e esteja sempre de olho no site oficial do próprio MEC.

links patrocinados

Conhecendo os programas SISU, Prouni e Fies 2022

Veja a seguir maiores detalhes sobre esses programas de seleção de candidatos para estudar em instituições de ensino superior.

SiSU

SISU, Prouni e Fies 2022

Este programa oferta anualmente vagas em instituições de ensino superior públicas, tais como as universidades federais, universidades estaduais e institutos federais de educação, os chamados IFs.

links patrocinados

Todos os candidatos que tenham interesse em participar das seleções do Sisu devem ter obtido um bom desempenho na prova do Enem.

Não existe uma nota ideal para passar no Sisu, uma vez que os pesos e as notas mínimas costumam variar de curso e também de instituição.

Apenas para que você tenha uma noção, caso você tenha interesse em fazer um curso de medicina, por exemplo, terá que saber que este curso é demasiadamente concorrido e, portanto, as notas mínimas exigidas giram em torno de 900 a 1000 pontos no Enem.

ProUni

SISU, Prouni e Fies 2022

Por outro lado, este programa tem algumas nuances diferentes do SISU, uma vez que o candidato participa apenas das seletivas de instituições privadas de ensino superior.

O programa garante bolsas de estudos para essas instituições, as quais podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda familiar do candidato.

Do mesmo modo que o SISU, é preciso fazer a prova do Enem para participar do Prouni e não pode ter zerado a etapa de redação.

Em suma, você precisa de aprovação no Enem e também ter a renda exigida para ingresso via Prouni.

Verifique como estão sendo feitas as seletivas das instituições privadas no seu município.

Fies

SISU, Prouni e Fies 2022

Esse programa de financiamento estudantil também, assim como o Prouni, está enfocado nas instituições privadas de ensino superior. No entanto, ele não concede bolsas de estudos como o Prouni, mas sim financia os estudos ao longo da graduação, e o estudante começa a pagar pelo curso feito, somente após formado.

Assim como os demais programas, o Fies também exige que tenhamos feito a prova do Enem, com o diferencial de aceitar notas que tenham sido feitas entre 2020 e 2021.

O candidato também deve ter no mínimo 450 pontos no Enem e não pode ter zerado a redação. Atendendo esses critérios, as chances de conseguir o financiamento na instituição do seu interesse são altas.

Aproveite as orientações que recebeu neste post, e comente qual dos programas apresentados você tem interesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.