CNH Digital – Veja como baixar e ativar no celular?

links patrocinados

A CNH Digital surgiu no Brasil em 2017, passando a ser utilizada em 2018 e tendo como principal benefício o acesso ao documento na palma da mão, através do aparelho celular.

Portanto, com ela não há a necessidade de ter a CNH física, uma vez que possui a mesma finalidade e serventia, podendo ser apresentada facilmente.

Então, o condutor ganha em praticidade e facilidade, já que pode utilizar a carteira de motorista digital quando for parado por um guarda de trânsito, por exemplo.

Anteriormente, era necessário ter a carteira física ou você poderia entrar em apuros, agora não há mais obrigatoriedade, desde que se tenha a CNH online.

No entanto, é importante ficar a par das principais informações referentes a ela, em especial como ativar e baixar no celular. Então, confira!

CNH Digital – O que é e como funciona?

A CNH online é basicamente uma versão digitalizada da CNH física, que surgiu como uma forma de tornar mais fácil o acesso ao documento.

links patrocinados

Isto porque, é possível consultar a sua carteira através do seu aparelho celular, tendo assim a acesso ao documento em qualquer hora e lugar, até mesmo offline.

Dessa maneira, você não precisa mais se preocupar em levar a sua carteira de habilitação na carteira o tempo inteiro, basta tê-la no seu smartphone.

Com relação ao funcionamento é bem simples, basta que você crie o acesso a ela e apresente-a sempre que for solicitado, funcionando como a carteira de habilitação anterior.

links patrocinados

Inclusive, é válido dizer que a CNH Digital é totalmente segura e os dados impressos possuem a garantiam de serem reais, visto que são armazenados e protegidos com um sistema próprio do Governo.

Logo, você não precisa se preocupar com falsificações ou problemas relacionados a veracidade da carteira de habilitação online.

Quem pode utilizar a CNH Digital?

Antes de entender como baixar e ativar no seu celular, é importante ficar a par de quem pode utilizar a CNH online, pois existem alguns detalhes a se considerar.

O primeiro de tudo é que o documento só está liberado para os motoristas que possuem a versão da CNH impressa com o QR Code.

Caso não saiba, ele se trata de um código escaneável que se tornou obrigatório nos documentos no ano de 2017.

Em geral, o QR Code fica localizado na parte traseira da CNH física e que pode ser lido pela câmera do celular, sendo ele escaneado.

Em suma, a sua principal finalidade é apresentar de modo fácil e rápido as informações necessárias referentes ao motorista.

Afinal de contas, todos dados, como nome e foto, referentes a CNH, ficam armazenados neste QR Code.

Dessa maneira, ao ser abordado por um guarda de trânsito, por exemplo, ele faz a leitura do QR Code e consegue ter as informações sobre o condutor em tempo real, conferindo se os dados estão corretos.

Como era de se imaginar, este QR Code da CNH física também contribui para que as fraudes e falsificações sejam reduzidas.

No mais, confira o seu documento de habilitação agora mesmo e veja se ele apresenta o QR Code, caso sim, você pode baixar e ativar a CNH Digital.

Como baixar e ativar?

Como dito anteriormente, a única condição para ter acesso a CNH online é que a sua carteira de habilitação física tenha o QR Code na parte traseira.

Logo, atendendo a este requisito, você já pode baixar e fazer a ativação. Veja como!

Baixando o app CNH Digital

Para baixar a CNH Digital você só precisa:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone;
  • Buscar pelo aplicativo “CNH online ou digital”;
  • Por fim, clique em “instalar” e aguarde o processo de instalação.

É válido dizer que este app se encontra disponível gratuitamente para Android e iOS.

Ativando a CNH online

Para fazer a ativação você precisa do aplicativo instalado no seu smartphone e da sua carteira física com o QR Code em mãos.

Então, é só seguir as orientações abaixo:

  • Acesse o site do Denatran;
  • Então, busque pela opção “cadastro”;
  • Informe os dados que o sistema solicita;
  • Confira o seu e-mail, já que lá você receberá o link referente a ativação do cadastro e siga as orientações que são dadas por ele;
  • Agora você vai precisar ir até o Detran da sua cidade para realizar a validação dos dados ou realize o mesmo pela internet;
  • Abra o aplicativo que você já baixou e digite o código da ativação, então você passará por uma prova de vida com identificação da biometria facial;
  • Por fim, a sua CNH Digital estará ativa e pronta para ser utilizada.

Conclusão

A CNH Digital surgiu como uma alternativa para o documento físico, podendo ser acessada pelo smartphone de qualquer lugar e até mesmo offline.

Então, agora é só você baixar e fazer a instalação para conseguir usufruir dos benefícios dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.