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Carteira de Trabalho Digital – Saiba agora como usar

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    A introdução da carteira de trabalho digital revolucionou a forma como os trabalhadores acessam seu documento de identificação profissional. Antes, era necessário guardar fisicamente a carteira, mas agora ela pode ser acessada eletronicamente.

    A disponibilidade da carteira de trabalho digital proporciona uma grande comodidade, já que o trabalhador pode apresentá-la sempre que necessário, sem precisar carregar o documento físico. No entanto, em casos excepcionais, a emissão da carteira de trabalho física ainda é necessária.

    Para entender mais sobre a carteira de trabalho digital, é importante estar atento às informações disponíveis. Com todas as informações necessárias, você poderá utilizar este documento de maneira efetiva e ter acesso a todas as suas informações profissionais de maneira rápida e segura.

    O que é a carteira de trabalho digital?

    A carteira de trabalho digital é uma versão eletrônica da tradicional carteira física. É um documento vital para os trabalhadores, pois permite o registro de suas informações trabalhistas e dá acesso a todos os direitos trabalhistas.

    Antes, esse registro era feito na CTPS física, mas atualmente é feito na CTPS digital. Apenas em situações específicas que ainda é necessário utilizar a carteira física.

    A carteira digital é um registro completo de toda a história profissional de um trabalhador, assim como na carteira física. A única diferença é que o acesso é agora virtual, o que torna o processo mais conveniente e prático para o trabalhador.

    Para que serve

    A CTPS digital é uma maneira mais conveniente de gerenciar seus direitos trabalhistas. Com a carteira eletrônica, você tem acesso mais preciso e rápido aos seus benefícios e pode assinar digitalmente a carteira.

    Antes, era necessário se deslocar com a carteira física para assiná-la no local de trabalho. Agora, isso pode ser feito através do número da carteira digital.

    Com o uso da CTPS digital, você pode acompanhar a assinatura, verificar seus benefícios e, se necessário, fazer contestações com o empregador através de um aplicativo.

    Benefícios em utilizar a carteira de trabalho digital

    Mas afinal, quais são os benefícios em fazer uso dessa carteira de trabalho digital? Bom, há diversos deles e hoje você vai conferir os principais:

    • Integração com base nas informações encontradas no Ministério da Economia;
    • Agilidade no acesso as informações trabalhistas, possibilitando que você passe a acompanhar de perto seus vínculos trabalhistas;
    • Aproveitamento as vagas da melhor forma possível;
    • Agilidade no processo de assinatura da carteira e muito mais.

    Como baixar e usar a Carteira de trabalho digital

    Entendendo o que é, para que serve e os benefícios, é chegado o momento de aprender como fazer essa carteira, processo esse bem rápido e prático.

    • Crie uma conta no Governo Federal

    Para que você consiga fazer a carteira digital de trabalho, o primeiro passo é criar uma conta no Governo Federal. Você pode fazer o cadastro no governo federal clicando aqui, você será redirecionado para o site oficial, lá você encontrar um botão “Iniciar” ao clicar nele, você precisará informar alguns dados.

    Então, só informar o seu CPF e em seguida solicite o cadastro da senha, que ser considerada forte para que você consiga realizar o seu cadastro nela. Caso já tenha uma conta, é só partir para a etapa seguinte, pulando então essa fase inicial.

    • Baixar Aplicativo no Celular

    O aplicativo está disponível tanto para Android como iOs, para fazer o download siga os passos abaixo:

    Acesse a loja de aplicativos do seu celular, no caso de Android (Play Store) e no caso de iOs (App Store) e faça a busca pelo nome do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, lembre-se que após baixar, para acessar o aplicativo, você terá que ter uma conta criada no Gov.br.

    Perguntas frequentes

    Existem algumas perguntas bem frequentes com relação a carteira de trabalho digital e vale a pena sanar cada uma delas. Então, veja as principais!

    Nunca pedi a CTPS, terei a versão digital automaticamente?

    Sim, de acordo com o órgão responsável pela emissão deste documento, todo cidadão que tem CPF já pode pedir a CTPS digital, tendo acesso a ela de forma eletrônica. Logo, não há necessidade de emitir a versão física.

    Não consigo me cadastrar no gov.br e agora?

    Caso você tenha dificuldades ou não consiga fazer o seu cadastro no gov.br para ter acesso a carteira de trabalho digital, a recomendação é buscar um banco ou caixas eletrônicos da caixa para resolver este problema.

    Carteira de trabalho físico não vale mais?

    Ela ainda é válida, mas a versão digital substitui a mesma. No entanto, isso não significa que você deve jogar o documento físico fora, guarde-o, uma vez que ele serve para comprovar registros de trabalhos anteriores.

    Afinal, o sistema é eletrônico e pode existir falhas no futuro que podem impedir a sua aposentadoria, assim este documento físico é importante ainda.

    Existem informações erradas na minha carteira digital e agora?

    Para os contratos de trabalhos antigos, é muito recorrente que existam informações erradas na carteira de trabalho digital.

    Então, se você identificar qualquer problema, você deve aguardar o sistema ser atualizado, pois ele passa por constante atualizações e as incorrências são sanadas.

    Além disso, muitas vezes serão realizadas campanhas com o objetivo de corrigir estes erros e assim você deve se atentar para comparecer, garantindo que seus dados estejam atualizados.

    Contudo, se os erros forem de setembro de 2019 a diante, é importante solicitar ao empregador a correção.

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