A introdução da carteira de trabalho digital revolucionou a forma como os trabalhadores acessam seu documento de identificação profissional. Antes, era necessário guardar fisicamente a carteira, mas agora ela pode ser acessada eletronicamente.
A disponibilidade da carteira de trabalho digital proporciona uma grande comodidade, já que o trabalhador pode apresentá-la sempre que necessário, sem precisar carregar o documento físico. No entanto, em casos excepcionais, a emissão da carteira de trabalho física ainda é necessária.
Para entender mais sobre a carteira de trabalho digital, é importante estar atento às informações disponíveis. Com todas as informações necessárias, você poderá utilizar este documento de maneira efetiva e ter acesso a todas as suas informações profissionais de maneira rápida e segura.
O que é a carteira de trabalho digital?
A carteira de trabalho digital é uma versão eletrônica da tradicional carteira física. É um documento vital para os trabalhadores, pois permite o registro de suas informações trabalhistas e dá acesso a todos os direitos trabalhistas.
Antes, esse registro era feito na CTPS física, mas atualmente é feito na CTPS digital. Apenas em situações específicas que ainda é necessário utilizar a carteira física.
A carteira digital é um registro completo de toda a história profissional de um trabalhador, assim como na carteira física. A única diferença é que o acesso é agora virtual, o que torna o processo mais conveniente e prático para o trabalhador.
Para que serve
A CTPS digital é uma maneira mais conveniente de gerenciar seus direitos trabalhistas. Com a carteira eletrônica, você tem acesso mais preciso e rápido aos seus benefícios e pode assinar digitalmente a carteira.
Antes, era necessário se deslocar com a carteira física para assiná-la no local de trabalho. Agora, isso pode ser feito através do número da carteira digital.
Com o uso da CTPS digital, você pode acompanhar a assinatura, verificar seus benefícios e, se necessário, fazer contestações com o empregador através de um aplicativo.
Benefícios em utilizar a carteira de trabalho digital
Mas afinal, quais são os benefícios em fazer uso dessa carteira de trabalho digital? Bom, há diversos deles e hoje você vai conferir os principais:
- Integração com base nas informações encontradas no Ministério da Economia;
- Agilidade no acesso as informações trabalhistas, possibilitando que você passe a acompanhar de perto seus vínculos trabalhistas;
- Aproveitamento as vagas da melhor forma possível;
- Agilidade no processo de assinatura da carteira e muito mais.
Como baixar e usar a Carteira de trabalho digital
Entendendo o que é, para que serve e os benefícios, é chegado o momento de aprender como fazer essa carteira, processo esse bem rápido e prático.
-
Crie uma conta no Governo Federal
Para que você consiga fazer a carteira digital de trabalho, o primeiro passo é criar uma conta no Governo Federal. Você pode fazer o cadastro no governo federal clicando aqui, você será redirecionado para o site oficial, lá você encontrar um botão “Iniciar” ao clicar nele, você precisará informar alguns dados.
Então, só informar o seu CPF e em seguida solicite o cadastro da senha, que ser considerada forte para que você consiga realizar o seu cadastro nela. Caso já tenha uma conta, é só partir para a etapa seguinte, pulando então essa fase inicial.
-
Baixar Aplicativo no Celular
O aplicativo está disponível tanto para Android como iOs, para fazer o download siga os passos abaixo:
Acesse a loja de aplicativos do seu celular, no caso de Android (Play Store) e no caso de iOs (App Store) e faça a busca pelo nome do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, lembre-se que após baixar, para acessar o aplicativo, você terá que ter uma conta criada no Gov.br.
Perguntas frequentes
Existem algumas perguntas bem frequentes com relação a carteira de trabalho digital e vale a pena sanar cada uma delas. Então, veja as principais!
Nunca pedi a CTPS, terei a versão digital automaticamente?
Sim, de acordo com o órgão responsável pela emissão deste documento, todo cidadão que tem CPF já pode pedir a CTPS digital, tendo acesso a ela de forma eletrônica. Logo, não há necessidade de emitir a versão física.
Não consigo me cadastrar no gov.br e agora?
Caso você tenha dificuldades ou não consiga fazer o seu cadastro no gov.br para ter acesso a carteira de trabalho digital, a recomendação é buscar um banco ou caixas eletrônicos da caixa para resolver este problema.
Carteira de trabalho físico não vale mais?
Ela ainda é válida, mas a versão digital substitui a mesma. No entanto, isso não significa que você deve jogar o documento físico fora, guarde-o, uma vez que ele serve para comprovar registros de trabalhos anteriores.
Afinal, o sistema é eletrônico e pode existir falhas no futuro que podem impedir a sua aposentadoria, assim este documento físico é importante ainda.
Existem informações erradas na minha carteira digital e agora?
Para os contratos de trabalhos antigos, é muito recorrente que existam informações erradas na carteira de trabalho digital.
Então, se você identificar qualquer problema, você deve aguardar o sistema ser atualizado, pois ele passa por constante atualizações e as incorrências são sanadas.
Além disso, muitas vezes serão realizadas campanhas com o objetivo de corrigir estes erros e assim você deve se atentar para comparecer, garantindo que seus dados estejam atualizados.
Contudo, se os erros forem de setembro de 2019 a diante, é importante solicitar ao empregador a correção.