Portal do aluno UFT

links patrocinados

A Universidade Federal do Tocantins, ou UFT, é uma universidade pública criada no ano de 2000, mas que teve suas atividades iniciando, de fato, no ano de 2003.

A UFT é uma das maiores instituições de ensino público do centro-oeste brasileiro e de todo o país, oferecendo mais de 50 cursos e contando com mais de 18 mil anos matriculados em todos os seus campi.

Além do campus principal (reitoria), que fica na capital Palmas, a UFT ainda está presente em outras cidades do estado, tais como Tocantinópolis, Araguaia, Miracema do Tocantins e Gurupi. O objetivo desse artigo, além de tratar sobre a própria universidade, é também falar sobre o portal do aluno UFT.

Quer saber como ele funciona e quais serviços oferece ao aluno dessa instituição federal? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final. Boa leitura!

Universidade Federal do Tocantins

A Universidade Federal do Tocantins é uma instituição pública federal que teve suas atividades iniciadas, de fato, no ano de 2003, estando presente em sete municípios tocantinenses.

A UFT possui mais de 50 cursos, atualmente, divididos entre cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, sendo cinco deles da modalidade à distância (EAD).

Além disso, ainda existem os cursos de pós-graduação, com 31 cursos de mestrado (19 deles da modalidade acadêmicos e 12 profissionais), bem como 6 cursos de doutorado e outros cursos de especialização.

links patrocinados

Dentro das universidades do país, a UFT foi uma das pioneiras na criação de cotas para indígenas, desde o primeiro vestibular da mesma (em 2004), bem como para quilombolas, a partir do ano de 2013.

Sendo assim, desde que essa universidade foi criada, ela não para de crescer e se desenvolver, tornando-se assim uma das mais importantes do país.

links patrocinados

E o portal do aluno UFT? Para que serve o mesmo? Veja no próximo tópico!

Para que serve o portal UFT

Ao acessar o portal do aluno UFT, o estudante que esteja matriculado na universidade terá acesso a diversas informações, a começar pelas notícias na página inicial do portão.

Entrando no mesmo, através do login e senha próprios, ele poderá realizar ações como ver o calendário acadêmico, fazer a matrícula, reajustar a matrícula, bem como pedir o trancamento de matrícula, se necessário.

Por meio do portal, o estudante pode ter acesso ao seu quadro de horários, observando se não há nenhum choque entre as disciplinas, corrigindo-os se necessário.

Além disso, outras funcionalidades do portal do aluno UFT são olhar as notas do semestre, em tempo real, bem como ter acesso a notas e avisos, e também aos documentos, como declaração do aluno.

Sendo assim, esse é um portal bastante completo, que facilita a vida dos alunos da instituição, sem que eles precisem estar recorrendo até um dos campi da universidade para realizar alguma ação.

Como acessar o portal

Mas existe uma dúvida que costuma acometer os estudantes: como acessar o portal do aluno?

Primeiramente, apenas é possível acessar o portal do aluno UFT se você for um aluno que esteja devidamente matriculado na instituição, em um dos cursos oferecidos pela mesma.

Para realizar o acesso, você deve colocar o seu e-mail institucional (sem o complemento (@uft.edu.br) e com a senha que foi criada.

Caso aconteça algum problema, você pode tentar realizar a recuperação da sua conta por meio do envio de um e-mail para o endereço portaldoaluno@uft.edu.br.

Nessa mensagem, você deve enviar as seguintes informações:

  • Nome Completo;
  • Matrícula;
  • CPF;
  • E-mail principal – institucional (@uft.edu.br);
  • E-mail para contato (caso não queira receber respostas no principal).
Esse envio de e-mail deve ocorrer apenas no caso de você estar tendo problemas de acesso ao seu portal.

Caso esteja ocorrendo, por outro lado, dificuldades de navegação dentro do sistema, a opção é entrar em contato m a Pró-Reitoria de Graduação pelo e-mail prograd@uft.edu.br.

A partir daí, você poderá ter acesso às principais informações referentes às dúvidas sobre a navegação no portal.

E quais são as formas de ingresso na Universidade Federal do Tocantins?

Sisu

Para quem deseja entrar na UFT como aluno, há a possibilidade de forma de ingresso via graduação (vestibular), via residência médica e pelo processo seletivo EAD.

A mais importante delas, obviamente, é o ingresso para algum dos mais de 50 cursos de graduação da instituição.

O ingresso para os cursos de graduação da federal do Tocantins ocorre apenas via Sisu, ou seja, pelo Sistema de Seleção Unificada.

Desse modo, é preciso que o candidato tenha realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para pleitear uma vaga na instituição.

Ao acessar o site do INEP e o Sisu, deve ser realizada a escolha da UFT e do curso desejado, de modo que você possa, assim, ser selecionado caso possua a pontuação mínima necessária.

A UFT oferece cursos nas principais áreas de conhecimento, como ciências humanas, ciências exatas, ciências exatas e ciências biológicas ou da saúde.

Entre os cursos podem ser citados:

  • História (Bacharelado e Licenciatura);
  • Engenharia (Civil, de Alimentos, Ambiental, Elétrica, Agronômica, Florestal, Bioprocessos e Biotecnologia);
  • Enfermagem;
  • Medicina;
  • Direito;
  • Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado);
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Jornalismo;
  • Educação Física;
  • Nutrição.
Sendo assim, dá para perceber o quão completo é a Universidade Federal do Tocantins no que diz respeito ao que oferece, à comunidade tocantinense, em termos de opções de cursos de graduação.

Todos os anos abrem-se vagas para quem deseja ser mais um dos mais de 18 mil alunos matriculados na instituição de ensino superior.

Conclusão

Como você viu, a Universidade Federal do Tocantins, criada há apenas 20 anos e tendo suas atividades realizadas, de fato, desde 2003 foi desenvolvendo-se bastante ao longo dos últimos anos.

Hoje essa instituição é não só uma referência para a região Centro-Oeste do Brasil, mas sim para o país inteiro, principalmente por conta do seu pioneirismo em assuntos como cotas para indígenas e quilombolas, por exemplo.

Aqui nesse artigo, o objetivo foi mostrar um pouco mais sobre a instituição, como os cursos oferecidos por ela e as diversas modalidades, bem como também falar um pouco sobre como funciona o portal do aluno UFT.

Assim, você pode entender como entrar e o que é possível encontrar dentro desse portal como estudante da mesma!

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *