O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado em 1998, é o principal meio para ingresso no ensino superior. A prova avalia os conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio, sendo um instrumento-chave também na avaliação do desempenho educacional brasileiro.
Apesar de não ser critério para o ingresso em todas as universidades do País, o Enem é necessário para entrar em milhares delas, sendo públicas ou privadas, por meio dos programas que oferece, que são:
- Programa Universidade Para Todos (ProUni), que seleciona bolsas integrais ou parciais para o ingresso em universidades privadas;
- Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que oferta financiamentos com baixos juros ou sem para instituições privadas;
- Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que oferece vagas em universidades públicas, federais e estaduais, de todo o País.
Exame nacional do ensino médio
O Exame é feito durante dois domingos consecutivos, abordando no primeiro 45 questões objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, 45 questões objetivas de Linguagem, Códigos e Suas Tecnologias e uma redação dissertativo-argumentativa de 30 linhas sobre um tema social, político, filosófico, científico ou cultural.
E no segundo domingo de prova 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias.
Inscrições ENEM 2020
As inscrições para o Exame são feitas pela internet, no site do Enem. Apesar do Inep ainda não ter divulgado o edital, com todo o cronograma da prova, é interessante reparar nas últimas datas de inscrição para se ter uma ideia da época em que ela acontece:
- Inscrições Enem 2019 – 7 a 18 de Maio;
- Inscrições Enem 2018 – 7 a 18 de Maio;
- Inscrições Enem 2017 – 8 a 19 de Maio;
- Inscrições Enem 2016 – 9 a 20 de Maio;
- Entre na Página do Participante e cadastre-se, inserindo o CPF.
- Na mesma página, digite sua data de nascimento e envie os dados. Não esqueça de responder o desafio, clicando na figura pedida
- Após, na nova página que surgirá, digite seus dados pessoais nos espaços pedidos, prestando muita atenção para não dar informações erradas.
- Tendo enviado os dados, informe se precisa de algum atendimento especializado. Se precisar, clique em “Sim” e informe o tipo de condição especial na qual está e o que precisará para a realização da prova.
- Baixa visão;
- Cegueira;
- Deficiência física;
- Deficiência auditiva;
- Surdez;
- Deficiência intelectual (mental);
- Cegueira;
- Dislexia;
- Déficit de atenção;
- Autismo;
- Discalculia;
- Outras condições especiais;
Agora que você já sabe como funciona o enem, e principalmente, já sabe fazer sua inscrição, não perca tempo, fique atento as datas, siga as instruções acima e realize sua inscrição.