Quem quiser concluir o ensino fundamental ou médio sem precisar voltar para a escola e passar anos e anos estudando, poderá fazer a prova do ENCCEJA 2021, exame totalmente gratuito e que é realizado todos os anos.
As inscrições para o ENCCEJA 2021 abriram no mês de janeiro (11/01) e a prova será feita agora dia 25 de abril de 2021, ocorrendo em todo o território nacional.
Deseja saber mais sobre este exame? Então você veio ao lugar certo! Hoje iremos lhe apresentar tudo o que você precisa saber sobre o ENCCEJA 2021. Confira e faça uma boa leitura!
O que é o ENCCEJA 2021?
A sigla ENCCEJA significa Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, e como a própria nomenclatura aponta, nada mais é do que um exame aplicado com o objetivo de testar os conhecimentos de estudantes do ensino fundamental e médio.
Essa prova é voltada especificamente para aquelas pessoas que abandonaram os estudos por muito tempo, e que agora desejam conquistar diploma de conclusão de ensino fundamental ou médio.
Essa é uma alternativa encontrada pelo Ministério da Educação (MEC), para que esses públicos possam demonstrar seus conhecimentos e serem devidamente certificados por eles, sem a necessidade de frequentarem regularmente a escola.
Além disso, é válido mencionar que, a participação dos candidatos não é obrigatória, portanto, você irá inscrever-se voluntariamente dentro do período de abertura de inscrição e não precisará pagar para fazer a prova, uma vez que é 100% gratuita.
Quem pode se inscrever no ENCCEJA 2021?
Como apontamos anteriormente, este programa é destinado especificamente para aquelas pessoas que precisam concluir o ensino fundamental ou médio, e que não se encontram mais em idade escolar.
No entanto, qual é a idade exigida para poder fazer a prova do ENCCEJA 2021 e obter a certificação?
- ENCCEJA 2021 ENSINO FUNDAMENTAL: O jovem deverá ter 15 anos ou mais.
- ENCCEJA 2021 ENSINO MÉDIO: É preciso ser maior de 18 anos para poder fazer a prova nesta modalidade.
Como funciona o ENCCEJA
Primeiramente, saiba que a entidade encarregada de desenvolver a prova do ENCCEJA e de aplicá-la em todo o território nacional é o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o mesmo que organiza a prova o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Independentemente se você irá fazer a prova do ENCCEJA para conclusão do ensino fundamental ou médio, você irá se deparar com uma avaliação que contém 30 questões de múltipla escolha e que traz questões envolvendo os seguintes conteúdos.
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Inglês e Espanhol;
- Ciências Naturais (esse conteúdo aparece apenas nas provas de ensino fundamental);
- Química, física e biologia (conteúdos que estarão presentes apenas na avaliação do ensino médio);
- Artes;
- Geografia;
- História;
- Filosofia;
- Sociologia;
- Educação Física.
Além das 30 questões de múltipla escolha, os candidatos que fizerem o exame do ENCCEJA, também terão uma avaliação de redação, a qual deverá ser desenvolvida a partir de uma temática pré-definida pelo exame.
Caso esteja com receio de fazer essa prova, porque não sabe muito bem quais serão os tipos de questões que irá se deparar, você pode ir até o site oficial do INEP e baixar as provas que foram aplicadas em anos anteriores e fazer seus estudos a partir delas.
Mais detalhes sobre o ENCCEJA 2021
Precisamos mencionar que o ENCCEJA não foi aplicado no ano de 2020, em função da pandemia do novo corona vírus, o qual obrigou às pessoas a aderirem ao isolamento social.
Sendo assim, no dia 11 de janeiro de 2021 iniciou-se o período de inscrição para aqueles que não puderam fazer o exame em 2020, e as inscrições foram encerradas no dia 25 de janeiro.
Para inscrição na prova é preciso que o período de inscrição esteja aberto e ir diretamente ao site do INEP, no qual você deverá inserir seu CPF e data de nascimento para acessar o sistema.
Na sequência é só preencher um formulário eletrônico e definir se irá fazer a prova para nível fundamental ou médio.
No caso dos inscritos em janeiro, eles farão a prova ENCCEJA em 25 de abril de 2021 e deverão conferir o local de prova no próprio sistema do INEP. Geralmente as provas são aplicadas nas escolas espalhadas pelo seu município.
Outro detalhe importante é que as provas do ENCCEJA são feitas em dois turnos, sendo um deles começando às 9h e indo até às 13h e outro das 15h30 às 20h30.
Cronograma do ENCCEJA
Veja abaixo todas as datas do ENCCEJA 2021 e fique atento!
- Período de inscrição: de 11 a 25 de janeiro de 2021;
- Resultado para atendimento especial: 1° de fevereiro;
- Período para envio de recurso em caso de recusa de atendimento especial: entre 1° e 5 de fevereiro.
- Data para divulgação dos resultados dos recursos: 12 de fevereiro de 2021;
- Solicitação para tratamento por nome social: de 11 a 21 de janeiro.
- Resultado das inscrições: 12 de fevereiro.