AVA UFRJ

links patrocinados

Se você deseja aprender a acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) UFRJ, confira o nosso conteúdo de hoje, uma vez que iremos lidar justamente com este tema e lhe sanaremos qualquer dúvida sobre o ambiente virtual de aprendizagem, dos programas de educação à distância da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Para quem não sabe, a UFRJ está entre as melhores universidades da América Latina, e por ser uma instituição pertencente ao governo federal, seus cursos são 100% gratuitos, podendo obter a bolsa de estudos através do Sistema de Seleção Unificada (SiSu) com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Os cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão da UFRJ todos já possuem um sistema AVA que poderá ser usufruído por seus alunos, garantindo acesso exclusivo às aulas, avisos da instituição e dos professores dos componentes, e muitos outros serviços contidos em um só canal.

Se você deseja saber como adentrar no AVA UFRJ, você precisa conferir o nosso conteúdo de hoje até o final, pois iremos lhe ajudar a aproveitar essa plataforma ao máximo. Confira e faça uma boa leitura!

Como usar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) UFRJ

 Para poder acessar a plataforma do AVA UFRJ, você não terá muita dificuldade, uma vez que basta adentrar pelo seguinte endereço eletrônico: https://ambientevirtual.nce.ufrj.br/

Ao entrar nesse sistema, você deverá fazer um Login, inserindo o seu acesso (podendo ser sua matrícula ou CPF) e a senha cadastrada na plataforma.

links patrocinados

No entanto, caso ainda não saiba quais são seus dados de acesso, você poderá clicar em “Primeiro Acesso” e fazer a redefinição da sua senha pelo seu endereço de e-mail.

Também é uma alternativa viável, entrar em contato com a secretaria acadêmica da instituição, a fim de obter as informações necessárias para conseguir este primeiro acesso.

Sem falar que você também poderá entrar em contato com o tutor do curso que está matriculado, e eles prontamente irão lhe ajudar a conseguir o seu acesso.

links patrocinados

Lembrando que, o acesso ao AVA UFRJ é obrigatório para quem faz curso à distância, pois é o único meio que os alunos têm, de acessarem as aulas online, aos materiais dos componentes, ao seu histórico, notas, entre outros.

Desse modo, assim que você tiver entrado no AVA UFRJ, conseguirá visualizar os componentes, nos quais se encontra matriculado no semestre, além de conseguir visualizar todas as aulas.

Pode contar também com um sistema que lhe alerta a porcentagem de aulas vistas, facilitando sempre que você retomar seus estudos na plataforma.

O que devo saber sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) UFRJ?

 Além de ser uma plataforma importante para o acesso às aulas virtuais da UFRJ, existem muitas outras ferramentas e serviços que podemos encontrar dentro do sistema AVA, os quais incluem:

Funções
  • Vídeo aulas disponibilizadas pelos professores de cada um dos componentes curriculares matriculados no semestre;
  • Materiais dos componentes + aulas complementares;
  • Acesso às tarefa avaliativas;
  • Conferência de notas e análise de desempenho do acadêmico;
  • Acesso ao Histórico Acadêmico;
  • Recebimento de avisos da instituição e também dos professores sobre temas diversos;
  • Acesso ao fórum para tirar dúvidas e interagir com professores e colegas de componente;
  • Entre muitos outros serviços.

Como aproveitar melhor a opção Meus Cursos AVA UFRJ?

Para que você possa usufruir ao máximo da plataforma Ava UFRJ, principalmente no que tange o acesso às aulas, você deverá visualizar as colunas sempre do lado esquerdo da sua tela.

Clique sobre o componente que deseja visualizar as aulas e vá conferindo todos os materiais disponibilizados, um a um. No AVA UGRJ você tem a vantagem de poder estudar desde qualquer lugar e a qualquer horário, desde que possua um celular, tablet ou computador e acesso à internet.

Caso você não consiga completar uma aula toda em vídeo, é possível deixar isso para outro momento e ter uma visão clara de onde você parou, o que facilita muito a vida dos alunos na hora de se organizarem para assistir as aulas, uma vez que conseguem ver mais claramente quais são os componentes que ainda estão com pendências.

Para que serve a categoria “Avaliações” da UFRJ

Toda instituição de ensino precisa determinar como será o processo avaliativo dos seus cursos, pois é uma forma de sistematizar o conhecimento e saber medir o rendimento dos alunos dentro de cada componente curricular.

No caso específico da UFRJ, e em seu sistema de educação à distância, poderemos encontrar avaliações de cunho diagnóstico, voltadas para uma análise do nível de engajamento e empenho do acadêmico para desenvolvimento das atividades e também as avaliações tradicionais, feitas presencialmente e de forma individual no polo da UFRJ.

E aí? O que você achou do tema do nosso artigo de hoje? Foi útil para você saber como é a dinâmica de funcionamento do AVA UFRJ? Se este conteúdo lhe ajudou, ou deseja trazer alguma outra contribuição, deixe nos comentários logo abaixo!

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *